quinta-feira, 30 de junho de 2011

quarta-feira, 29 de junho de 2011


Veículo em 360º


Estudantes da Universidade de Adele, na Austrália, inventaram uma espécie de veículo que anda em 360º, mas não há previsão para sua chegada ao mercado.
O protótipo aparece dando piruetas inesperadas e até mesmo andando deponta cabeça.
O veículo chamado de Edward (expressão inglesa traduzida como veículo elétrico de duas rodas) é controlado por um joystick, semelhante aos que controlam um video-game. O veículo gira pelo próprio eixo e chega até 40km/h. A estrutura é simples e deixa o piloto muito exposto, não tendo proteções ou carroceria: há apenas um banco e uma plataforma para apoiar os pés.
O grupo de pesquisa afirma que o Edward pode ser uma solução viável para o trânsito urbano, sendo divertido de dirigir, pouco poluente e elétrico… E quanto à segurança?

fonte:http://www.bagulho.net/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Foi encontrado fósseis da Terra na Lua!!!

Uma pesquisa feita por uma equipe de cientistas da Universidade de Londres, reforçou a teoria de que evidências de vida na Terra primitiva podem ser encontradas em rochas na lua, que foram expulsas durante o período em que a Terra foi submetida a uma chuva de asteróides e cometas a cerca de quatro bilhões de anos atrás. Da mesma forma que materiais de Marte, foram encontrados em meteoritos na Terra, certamente parece razoável que dezenas de milhares de toneladas de meteoritos terrestres podem ter chegado também no planeta vermelho durante um bombardeio pesado.
Uma pesquisa feita por uma equipe sob comando de Ian Crawford e Emily Baldwin da Faculdade de Ciências da Terra da Universidade de Londres, em 2008, usou uma tecnologia sofisticada para simular a pressão dos tais meteoritos terrestres possam ter tido durante a sua chegada na superfície lunar. Em muitos casos, as pressões podem ser suficientemente baixas para permitir a sobrevivência de marcadores biológicos, tornando a superfície lunar um lugar produtivo para procurar evidências de vida terrestre.
Tais marcadores não são susceptíveis de permanecer na Terra, onde teriam sido apagados há muito tempo devido a mais de três bilhões de anos de atividade vulcânica, impactos de meteoros, ou simples erosão do vento e da chuva. No entanto, os meteoritos que chegam à Terra desaceleraram, passando por nossa atmosfera. Como resultado, enquanto a superfície do meteorito derreteu, o interior foi preservado.
Poderia um meteorito da Terra sobreviver a um impacto de alta velocidade na superfície lunar? Crawford e Baldwin usaram a análise de elementos finitos para simular o comportamento de dois tipos diferentes de impactos de meteoros na superfície lunar. Crawford concluiu que os biomarcadores que vão desde a presença de carbono orgânico a "microfósseis reais" poderiam ter sobrevivido às pressões relativamente baixas experimentada pelos impactos de grandes meteoritos na lua.Crawford sugere que a chave para encontrar o material terrestre é observar a água contida no interior dos meteoritos, esses hidratos, podem ser detectados através de infravermelhos (IR) e espectroscopia. Muitos minerais na Terra são formados em processos envolvendo a água, atividade vulcânica, ou ambos. Em contrapartida, na lua falta a água e os vulcões. O cientista e seus co-autores acreditam que um sensor infravermelho de alta resolução em órbita lunar poderia ser usado para detectar grandes (com mais de um metro) meteoritos na superfície lunar, enquanto um rover lunar com tal sensor "pode ​​procurar meteoritos menores expostos na superfície.”

Ele sugere ainda que possa ser necessário escavar abaixo da superfície lunar para localizar meteoritos. Ele acrescenta que a recolha de amostras, observando-as na superfície lunar, e escolhendo aqueles que merecem um retorno à Terra para uma análise detalhada "seria muito facilitada pela presença humana na Lua".O último astronauta dos EUA a pisar na lua, o Dr. Harrison Schmitt, foi um geólogo. Como os planos da NASA para o regresso à Lua, ainda neste século foram arquivados, parece que vai ser à China que irá pesquisar rochas hidratadas, e resolver o mistério de como a vida começou na Terra.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 27 de junho de 2011


O animal mais forte!!!

Estes são os copépodes, um crustáceo aquático de apenas um milímetro de comprimento. Em relação ao seu tamanho, são 10 vezes mais forte do que qualquer outra espécie animal documentada. Sua maior habilidade encontra-se no salto, pois eles são capazes de saltar meio metro por segundo. A explicação é que os copépodes têm dois mecanismos de propulsão.
Por um lado, tem membros que criam uma corrente vibratória, o que lhe permite mover ou nadar sem parar. Por outro lado, tem quatro ou cinco pares de pernas para nadar ou saltar, o que lhe permite fugir ou atacar. Elas não são usadas constantemente, apenas com uma ameaça. Embora os músculos de ambos os sistemas sejam semelhantes, o mecanismo de salto está programado para usar uma grande quantidade de energia em um instante.
Além disso, se combinar esses dois mecanismos de movimento, pode ir ainda mais longe. Desde que permita que seus membros vibratórios nadem mais rápido e pule mais rápido. Apesar de ser cego, desenvolveu métodos para detectar e escapar de predadores. Com um sistema nervoso que é capaz de transmitir impulsos excepcionalmente rápidos para um invertebrado, pode evitar o perigo de repente. Isto é devido ao design especial das vias neurais.

FONTE:http://atitudebranda.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...