sábado, 4 de fevereiro de 2012

Cientistas propõem que açúcar seja regulado como álcool.



Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia formulou uma proposta ousada: o açúcar deveria passar a ser regulado do mesmo modo que o álcool e o tabaco, por conta de seus malefícios à saúde pública. Eles propõem que a venda para pessoas menores de 17 anos seja controlada e que as comidas processadas que contenham açúcar sejam taxadas. Os cientistas dizem que o açúcar seria tão tóxico para o fígado quanto o álcool, e seu consumo exagerado seria a raiz de inúmeros problemas de saúde pública, como a obesidade.
Em um artigo publicado na revista Nature, os pesquisadores afirmaram que o consumo de açúcar triplicou nos últimos 50 anos, e ligaram seu consumo excessivo a inúmeros problemas como pressão alta, diabetes, envelhecimento precoce, doenças no fígado, câncer e declínio cognitivo. “Um pouco de açúcar não faz mal nenhum, mas muito mata – lentamente”, escreveram.
Segundo o artigo, evitar o consumo de açúcar se tornou impossível em nossa sociedade. Antigamente, ele só estava disponível para nossos ancestrais algumas vezes por ano, na forma de frutas. Agora, ele é adicionado em praticamente todas as comidas processadas. “A natureza fez do açúcar algo difícil de ser conseguido, o homem tornou fácil”, afirmam.
Por conta disso, eles defendem que organismos internacionais de saúde comecem a limitar o consumo de açúcares como frutose e sacarose. “Nós propomos aumentar as taxas sobre comidas processadas que contenham qualquer forma de açucares adicionados em sua fórmula. Isso incluiria refrigerantes adocicados, outras bebidas açucaradas (como sucos, bebidas esportivas e achocolatados) e cereais açucarados. Outra opção seria limitar suas vendas nas escolas, ou designar uma idade mínima (como 17) para a compra dessas bebidas, principalmente refrigerantes.”
Fonte:Revista Galileu.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...