quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Como é feita uma novela?




O passo inicial é escolher um roteiro brilhante. Depois que a história é definida, começa uma verdadeira torre de babel: primeiro, com a pré-produção de cenários e figurino; depois, com a escolha do astro, das celebridades e top models que vão compor o elenco; finalmente, com o início das gravações e a edição de cada capítulo. 
Essas são as etapas principais, mas a novela pode ganhar vida nova durante a exibição: para levantar o ibope, uma história de amor passa por cambalachos e metamorfoses, pois nesse tipo de produção a audiência é a senhora do destino. No Brasil, a escalada desse gênero televisivo começou com a pioneira Sua Vida me Pertence, exibida pela TV Tupi em 1951. Foram apenas 20 capítulos, com 15 minutos em média, exibidos duas vezes por semana sempre ao vivo. Depois que a Tupi encontrou o mapa da mina, outras emissoras começaram a investir nas novelas na esperança de conquistar público. 
A Excelsior, por exemplo, marcou época em 1963 com 2-5499 Ocupado, a primeira novela diária da TV. 
A Bandeirantes, por sua vez, conseguiu um certo rebu em 1967 com Os Miseráveis, a primeira a ocupar uma hora de programação. Mas o pulo do gato veio com a TV Globo, que se entregou de corpo e alma às novelas, transformando-as na menina dos olhos de sua programação. A que deu o maior ti-ti-ti foi Selva de Pedra, que em 1972 chegou a 100% de audiência em alguns capítulos. Para segurar a liderança, o canal do plim-plim dá às suas novelas tratamento de superprodução hollywoodiana. "Para se ter uma idéia, a pré-produção começa um ano antes de ela ir ao ar", afirma Luís Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação. 
A infra-estrutura também é outro esplendor: em 1995, a emissora inaugurou o Projac, um complexo de 600 mil metros quadrados com dez estúdios acusticamente tratados, um sistema de iluminação de ponta, uma fábrica de cenários, um acervo com 40 mil figurinos e 37 mil peças cenográficas. Vale tudo para ter um final feliz!


Fonte:Mundo Estranho.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...