sábado, 16 de fevereiro de 2013

Saiba mais sobre a Cruz Vermelha Internacional



Em meio a um conflito armado, qual o conceito de ética? O que pode e o que não pode ser feito durante uma Guerra? É justo atacar um barco-hospital inimigo durante um conflito? Como deve ser tratado um prisioneiros de guerra? Um comitê internacional luta para que essas perguntas tenham uma solução com caráter mais humano. É o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que busca preservar a dignidade humana durante conflitos armados e completa 150 anos neste domingo.
A instituição foi batizada com esse nome por um empresário suíço Henri Dunant em 1876 e é uma evolução do “Comitê Internacional de Socorro aos Militares Feridos”, criado em 1863. Espalhada pelo mundo todo, foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz duas vezes, ambas em reconhecimento à sua atuação nas Guerras Mundiais.
Pelo que o Comitê é responsável?
Durante conflitos armados, seus representantes inspecionam campos de prisioneiros, instalações médico-sanitárias e diversas outras ações que visam a garantir que os direitos humanos sejam preservados. “O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é uma organização imparcial, neutra e independente que tem a missão exclusivamente humanitária de proteger a vida e a dignidade das vítimas dos conflitos armados e de certas situações de distúrbios internos, assim como de prestar-lhes assistência”, resume Gabriel Valladares, assessor jurídico e encarregado dos programas com as Forças Armadas e Meios Acadêmicos da Delegação Regional da CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
Os emblemas
A entidade possui uma série de emblemas com a função de identificar seus profissionais. O mais conhecido é o da uma cruz vermelha sobre um fundo branco. Na guerra, o símbolo funciona como um código. Durante um conflito, se o emblema estampa um barco, por exemplo, é sinal de que o meio de transporte é de médicos e, portanto, não deve ser atacado. Além deste emblema, a organização também já utilizou um Crescente Vermelho e um Leão vermelho com um sol, ambos em fundo branco.
Embora tenha desempenhado um papel importante ao longo dos últimos 150 anos, muitos foram os momentos, nesse período, em que o órgão não conseguiu dar conta de garantir o que se propôs – e a realidade não foi tão romântica quanto desejava. Ficou interessado em descobrir quais foram esses momentos e conhecer melhor a trajetória do Comitê? Confira esta reportagem que escrevi sobre a Cruz Vermelha e os Tratados de Genebra, juntamente com o repórter Fábio Marton, na Revista Aventuras da História em 2012.
Via:Super Interessante
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

43 sacrifícios heroicos em filmes


Via:O buteco da net
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Lições de vida de um sábio de 90 anos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Por que os homens demoram a entender as mulheres?



Dá para arriscar uma lista de motivos, com ou sem comprovação científica. Mas, com o aval da ciência, por hoje, só essa explicação aqui: porque eles demoram muito para captar e decifrar as expressões faciais. Ou seja, nem sempre conseguem perceber, só pelo olhar, se a pessoa ao lado está de bom ou mau humor, chateada, feliz ou deprimida. E nessa ainda podem levar a fama de insensíveis.
Quem percebeu essa “falha” foi um grupo de psiquiatras da Universidade de Edimburgo, na Escócia. Eles fizeram o teste com 25 homens e 22 mulheres. Todos tiveram de analisar fotos dos rostos de pessoas desconhecidas e dizer se pareciam aprazíveis ou não – se pareciam interessantes e bem humoradas o suficiente para bater um papo, conhecê-las. Os cientistas mediram quanto tempo cada pessoa gastou, em cada foto, para fazer o julgamento. E, em geral, os homens demoraram mais do que as mulheres.
Durante a avaliação, os cientistas escanearam o cérebro dos participantes. E o cérebro masculino precisou trabalhar muito mais na hora de decifrar as expressões faciais. “Nossas descobertas sugerem que os homens desenvolveram estratégias para melhorar a falta natural de empatia, como intensificar as atividades cerebrais para entender essas pistas sociais”, explica Stephen Lawrie, líder da pesquisa.
Mas eram mulheres desconhecidas. Com o tempo e intimidade, provavelmente, eles aprendem a reconhecer e decifrar qualquer sorriso torto. Acho.
Via:Super interessante
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nike em Encontre Sua Grandeza “Destino”


Nike em Encontre Sua Grandeza “Destino”


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Maiores vilões dos videogames de todos os tempos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...