Estes são os copépodes, um crustáceo aquático de apenas um milímetro de comprimento. Em relação ao seu tamanho, são 10 vezes mais forte do que qualquer outra espécie animal documentada. Sua maior habilidade encontra-se no salto, pois eles são capazes de saltar meio metro por segundo. A explicação é que os copépodes têm dois mecanismos de propulsão.
Por um lado, tem membros que criam uma corrente vibratória, o que lhe permite mover ou nadar sem parar. Por outro lado, tem quatro ou cinco pares de pernas para nadar ou saltar, o que lhe permite fugir ou atacar. Elas não são usadas constantemente, apenas com uma ameaça. Embora os músculos de ambos os sistemas sejam semelhantes, o mecanismo de salto está programado para usar uma grande quantidade de energia em um instante.
Além disso, se combinar esses dois mecanismos de movimento, pode ir ainda mais longe. Desde que permita que seus membros vibratórios nadem mais rápido e pule mais rápido. Apesar de ser cego, desenvolveu métodos para detectar e escapar de predadores. Com um sistema nervoso que é capaz de transmitir impulsos excepcionalmente rápidos para um invertebrado, pode evitar o perigo de repente. Isto é devido ao design especial das vias neurais.
FONTE:http://atitudebranda.blogspot.com