sexta-feira, 26 de agosto de 2011


Como o Vagalume emite a Sua Luz?

Com certeza você já deve ter se questionado sobre a Luz do vagalume. Se tudo que produz luz também produz calor, como esse impressionante inseto não emite uma quantidade proporcional de calor a sua luz? Como ele simplesmente não derrete devido a sua frágil estrutura?
O vagalume emite sua luz graças aos órgãos fosforescentes localizados na parte inferior do seu abdômen.Essas emissões luminosas são chamadas de bioluminescência e acontecem em razão das reações químicas onde a luciferina é oxidada pelo oxigênio nuclear produzindo oxiluciferina que perde energia fazendo com que o inseto emita luz.
Mas a principal do vagalume emitir sua luz, faz parte do seu ritual de acasalamento, dessa forma ele chama a atenção de seu parceiro ou parceira. O macho emite sua luz parar avisar que está chegando em um determinado local, e a fêmea responde para avisar onde ela se encontra.
Na reação química, cerca de 95% aproximadamente da energia produzida transforma-se em luz e somente 5% aproximadamente se transforma em calor. O tecido que emite a luz é ligado na traqueia e no cérebro, dando ao inseto total controle sobre sua luz.
Hoje não é muito comum encontramos um vagalume e é bem possível que alguns dos leitores nunca tenham visto um. Isso ocorre pela forte iluminação das cidades, pois quando entra em contato com essa forte iluminação, sua bioluminescência é anulada interferindo fortemente na reprodução, podendo até serem extintos.
Ainda podemos encontrar esse simpático inseto em alguns lugares nas matas e campos afastados da zona urbana. Sua presença é muito fácil de perceber, pois onde eles estão emitem uma luz tornando notória a sua presença.

FONTE:http://impactocerebral.blogspot.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...