sábado, 6 de agosto de 2011

A terra tem uma segunda lua?





Nos habituamos, e aprendemos, que nosso planeta tem apenas um satélite natural, a famosa Lua, que tanto inspirou poetas e apaixonados; mas de acordo com o diretor do observatório de Toulouse Frederic Petit, na madrugada do dia 21 de março de 1846, três pessoas, duas na própria Toulouse e uma em Lariviere, observaram essa segunda lua.
imageNas observações foi constatado, que essa segunda lua, possuía uma órbita elíptica, com um período inferior a três horas, com um apogeu de 3570 km e um perigeu de 11,4 km acima da Terra.
Na conferência apresentada por Petit, entre os ouvintes estava o matemático Le Verrier, que, dentre outros, questionou que nesta altitude deveria ser considerada a resistência do ar, pois, a nossa atmosfera ultrapassa esse perigeu, e hoje em dia aviões conseguem transitar por altitudes superiores a 11km.
Seguindo com a explicação de Petit, dizia ele, que essa segunda lua é tão pequena e tão rápida, que os habitantes da Terra não conseguiriam enxergá-la.
image
Com a observação de distúrbios ocorridos em nossa lua, Monsieur Petit, astrônomo francês, pode determinar a existência dessa lua, e sua órbita, possuindo uma revolução completa ao redor de nosso planeta de três horas e vinte minutos.
W. H. Pickering teorizou sobre a questão: “se o satélite gravitasse a uma altura de 320 km e seu diâmetro fosse de 3 metros, com o mesmo poder de reflexão da Lua, ele poderia ser visto com um telescópio de 3 polegadas. Um satélite de 3 metros seria um objeto de 5ª magnitude, visível a olho nu.”Pickering não estava, realmente, procurando a lua ou objeto observado e descrito por Petit, ele estava concentrando os seus esforços para realmente encontrar a segunda lua, que seria um satélite para a nossa própria lua. Mas o resultado foi negativo.
Outras ideias sobre um novo satélite natural da Terra foram surgindo, em Hamburgo, em 1898, o Dr. Georg Waltemath, apresentou não só uma lua, mas um sistema de novas luas anãs. Outro, em 1918, o astrólogo

Sepharial denominou esta lua de Lilith, considerando que ela, não era visível a maior parte do tempo por ser escura, e que sua visibilidade surgiria, somente, quando estivesse próximo à oposição ou durante seu trânsito através do disco solar.

Assim, muitas outras teorias sobre a segunda lua surgiram, e que na verdade não quer dizer que a Terra não possua uma segunda lua, pois, meteoritos, asteroides ou um astro vagando pelo universo, podem ser capturados pelas órbitas da Terra e da lua e assim, devido a força da gravidade, se tornarem pequenos satélites naturais, por algumas revoluções (algumas horas) até se chocar e se incendiar na atmosfera terrestre.

FONTE:http://comerciodecerebros.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...