COMO É A NOSSA CABEÇA POR DENTRO?
Desde o nascimento, a cabeça de um bebé cresce muito rapidamente. Aos dois anos, os ossos já se fundiram, embora o crescimento continue até aos 7 anos, enquanto a forma e tamanho do crânio se alteram. A cabeça de um ser humano adulto tem 22 ossos. Oito fazem o crânio, outros 14 formam a face. Juntos oferecem uma estrutura de base para todos os elementos constituintes da nossa cabeça.
Os ossos do crânio
A função principal do nosso crânio é evitar lesões no cérebro. Sem ele, até o mais pequeno toque poderia causar lesões graves. Antes do nascimento, o crânio desenvolve pequenos orifícios que correspondem aos vários componentes da cabeça.
O crânio tem três tipos principais de estruturas. As cavidades conhecidas como órbitas contêm os olhos, oferecendo proteção e permitindo que os músculos, nervos, sangue e tecido cheguem aos olhos. Os seios paranasais acolhem a cavidade nasal e contêm espaços cheios de ar que fazem com que cada pessoa soe de forma diferente. Os ossos da cabeça estão ligados por suturas, que à nascença são fibras flexíveis mas que mais tarde endurecem e ficam semelhantes a pontos: articulações fixas que impedem que a cabeça se desintegre.
Os músculos da cabeça
Os músculos da cabeça encontram-se esticados sobre os ossos do crânio e da face. existem duas categorias principais de músculos. Os músculos das expressões faciais são responsáveis por mover a boca, o queixo e as bochechas para ajudar à alimentação e à respiração. Os músculos da mastigação controlam diretamente a alimentação, abrindo e fechando o maxilar e permitindo movimentos para os lados. Músculos mais pequenos controlam outras partes da face, incluindo o ouvido interno e os olhos.
O que é o Knock-out?
Quando a cabeça é alvo de um golpe forte, é possível ficar-se inconsciente, o que pode dar azo a lesões graves – pelo que deve ser tratado imediatamente. Quando a cabeça é atingida, o cérebro processa toda a informação que recebe dos nervos sensoriais para formular uma reposta apropriada, seja fugir, empurrar o agressor ou segurar na área lesionada. No entanto, o cérebro também tem os seus limites de processamento e um golpe demasiado forte pode sobrecarregá-lo de informação. Para evitar lesões maiores, o cérebro deixa de comunicar com o corpo, deixando-o inconsciente. Embora este estado pareça semelhante ao sono, a pessoa inconsciente não reage a ruídos, acordando apenas quando o cérebro volta a comunicar com o corpo.
Curiosidades:
- A cabeça de um adulto, hoje em dia, mede uma média de 1450cm³.
- Medindo um crânio, os antropólogos forenses conseguem determinar a idade, etnia e sexo de um esqueleto.
- Em 1937, o juiz americano William Johnson Graham encontrou uma caveira de um índio que media 2.200cm³, um tamanho muito acima da média da cabeça de um adulto, que corresponde a 1450cm³.
- Uma pessoa normal tem de 120 mil a 150 mil fios de cabelo na cabeça.
- O cérebro de um adulto pesa, em média, 1,4Kg (2% do peso do corpo), mas ele exige 25% de todo oxigénio usado pelo corpo.
FONTE:http://www.milopeia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário