quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Pensar pode engordar?



Segundo um estudo canadiano, as pessoas ingerem mais comida depois de realizarem trabalhos intelectuais, o que poderá contribuir para a epidemia da obesidade nos países industrializados, onde este tipo de tarefas é cada vez mais comum e a actividade física menos frequente. 

Os investigadores dividiram 14 estudantes universitários voluntários em três grupos, informa o site da "Fox News". 

Durante 45 minutos cada grupo realizou uma das seguintes sessões: descansar e relaxar em posição sentada, ler e resumir um texto, ou completar uma série de testes de memória, atenção e estado de alerta num computador.

Após o final das sessões, os participantes foram convidados a comer o que quisessem. Os cientistas tinha determinado anteriormente que as sessões que envolviam actividade intelectual gastavam mais três calorias do que a de relaxamento.

O grupo que realizou os testes de computador ingeriu em média mais 253 calorias do que os estudantes que descansaram. Já os participantes que resumiram o texto consumiram mais 203 calorias do que aqueles que estiveram sentados.

Antes, durante e depois do estudo, os cientistas recolheram amostras de sangue dos voluntários, que revelaram que a actividade intelectual provoca flutuações nos níveis de glucose muito superiores às registadas nos períodos de descanso.

Segundo os cientistas, o corpo reage a estas flutuações "pedindo" comida para restabelecer a glucose, um açúcar que fornece energia ao cérebro. O estudo liderado por Jean-Philippe Chaput da Universidade Laval da cidade de Quebec, no Canadá, foi publicado no jornal Psychosomatic Medicine.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...