quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Álcool faz vermes viverem duas vezes mais.



Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA), deu pequenas doses de etanol aos Caenorhabditis elegans, metazoários de cerca de 1 milímetro de comprimento, e constatou que isso dobrava a expectativa de vida dos bichinhos.
Normalmente, eles nascem, viram adultos e morrem em cerca de 15 dias. Mas, depois doálcool, viviam de 20 a 40 dias. E, além de viverem mais, os vermes bebuns ficaram com uma aparência mais saudável.
“Foi incrível ver no microscópio como os que receberam um pouco de etanol estavam significativamente mais robustos do que os outros”, diz Paola Castro, uma das cientistas envolvidas na pesquisa. Mas ninguém sabe ainda por que, exatamente, isso acontece.
É possível, dizem os pesquisadores, que os vermes usem o etanol como comida, e assim fiquem mais fortes. Em outra fase do estudo, eles injetaram colesterol nos bichos (pensaram que era só diversão, vermezinhos?), e viram que o etanol ingerido antes os ajudava a dissolver a substância, que pode ser nociva, mais rápido. Há benefícios por esse ângulo, também.
Aí vem a resposta para a pergunta que não quer calar: não, eles também não sabem se acontece algo parecido no organismo humano. Então, por enquanto, você vai precisar de uma desculpa melhor para o happy hour. Ou pode se assumir um verme, é claro.
Fonte:Super Interessante.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...