terça-feira, 26 de abril de 2011


 Quem inventou o clips ?

Agora que descobri o que é um clip (ou clipe), querocompartilhar com os visitantes deste blog. Não estou me referindo aos clips "shows musicais", mas àquela pecinha de arame que une papéis.

De acordo com a versão portuguesa do site wikipédia "clip é um pequeno objeto que termina com a ponta em bico e no seu interior apresenta outra ponta em bico". Entendeu?. Já que com essa descrição não é possível imaginarmos o formato de qualquer elemento, a explicação prossegue: "tem cor metálica, havendo uns com cores diferentes devido serem revestidos por plásticos". Clareou? 

Ele é muito utilizado nos escritórios do mundo para prender várias folhas de papel juntas.Quem inventou o clipe foi o norueguês Johann Vaaler. Desde a segunda metade do século XIX, o arame de aço passou a serproduzido em grande quantidade e, como é possível moldá-lo em vários formatos, mostrou ser ideal para o intento de Vaaler. Ele criou vários tipos de clipe, mas como na Noruega não havia um órgão de patentes, acabou registrando o invento na Alemanha, em 1900.
Os noruegueses se orgulham tanto dessa criação que mandaram erguer um monumento em homenagem a ela e ao seu inventor na forma de um clipe gigante na cidade de Oslo, em 1989. O objeto chegou a ser usado durante a II Guerra Mundial pelos integrantes da resistência antinazista da Noruega. Eles o fixavam na lapela do casaco como um símbolo de patriotismo e da união dos países contra as forças de ocupação. Mas há quem acredite que seria também uma forma de provocação aos alemães, que gostariam de carregar o mérito pelo invento.
"A genialidade do inventor está na simplicidade do invento"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...