sexta-feira, 22 de abril de 2011


Porque coelho da Páscoa?


Para os cristãos, a  celebra a ressurreição de , que foi crucificado na Sexta-feira da Paixão e ressuscitou três dias depois. Por isso, os símbolos da data estão sempre ligados à vida. Por ser um dos bichos mais férteis (a fêmea gera mais de 400 filhotes ao longo de sua existência), o se transformou em representante popular da Páscoa.
Juliana Ravelli
 teve início na Europa e se espalhou pelo mundo. No continente, localizado no Hemisfério Norte, a Páscoa acontece na mesma época em que a primavera começa. Durante a estação, as árvores voltam a florescer e os animais – entre eles o coelho – saem da toca após longo período de frio, representando também a renovação da vida na natureza.
No entanto, existe outra possível explicação. Na Antiguidade, o mamífero simbolizava a lua para algumas civilizações. Assim, pode ser que o bicho entrou na Páscoa porque a data é determinada pelo calendário lunar.
, por sua vez, simboliza a origem da vida há milhares de anos e em diferentes culturas. Povos do Norte da Europa, por exemplo, homenageavam Ostera, deusa da primavera. Sabe como é representada? Uma mulher que segura um  enquanto observa coelhos.
Seja qual for o motivo, Nathália Giannetti Guaicurú, 8 anos, de Santo André, acredita que a comemoração não seria a mesma sem o coelho. “É um símbolo importante e meu animal preferido.”
No sábado antes da Páscoa, Nathália costumar deixar cenoura para o coelho. Certa vez, não tinha o vegetal, então, improvisou com pizza e leite. O visitante papou tudinho. “Ele sempre faz muita sujeira e deixa pegadas pela casa”, afirma.
Eles existem!
Cuidar da produção e entrega de ovos e guloseimas para o mundo todo não é moleza. Tanta responsabilidade assusta Júnior, que foge da missão de substituir o pai: o Coelho da Páscoa. Ele deseja mesmo ser grande baterista. Em Hop – Rebelde Sem Páscoa, que estreia na quinta (21), o protagonista vai para Hollywood em busca do sonho.
Lá, é atropelado pelo humano Fred. Espertalhão, o coelhinho se aproveita da situação para conseguir abrigo. Apesar de espécies diferentes, passam por problemas parecidos: as famílias querem que façam algo que eles não têm vontade.
Mas como Fred pode ajudar o coelho falante? Metendo-se em muita confusão. E enquanto o pai de Júnior se preocupa em encontrá-lo, o estressado pintinho Carlos arma plano para tomar o lugar do chefe. Na trama, os pintinhos ajudam os coelhos na fábrica de doces.
No meio da bagunça, a gente ri e descobre como é legal acreditar em coisas fantásticas. Quem acha que Coelho da Páscoa não existe pode mudar de opinião ao ver Hop.
Não precisa de muito espaço
Além de ovos de , os irmãos Clara, 12 anos, Sarah, 9, e Rafael Macanham Botelho, 5, ganharam a coelha Lili num sorteio de Páscoa na escola, em 2009. “Ela é fofinha e calma. Come ração e, às vezes, verdura”, diz Sarah.
Na opinião deles, é mais fácil cuidar da coelha do que dos dois cachorros que têm em casa. “A Lili fica a maior parte do tempo numa gaiola bem grande. A gente sempre deixa comida e água para ela”, explica Clara.
Em geral, o coelho doméstico não precisa de muito espaço para viver; pode ser criado inclusive em apartamento. No entanto, a gaiola deve ter pelo menos 90 cm de comprimento e 60 cm de largura, além de ser limpa diariamente.
Apesar de não ser parente próximo dos roedores, o coelho também tem o hábito de roer para gastar os dentes da frente que não param de crescer.
2011 é o Ano do Coelho
No dia 3 de fevereiro teve início o Ano-Novo chinês. O calendário do país é diferente do adotado pelo Ocidente. Na cultura chinesa, cada ano é representado por um dos 12 animais que formam o zodíaco; por isso, 2011 é chamado de o Ano do Coelho, bicho que simboliza a bondade.
Atualmente, o Ano-Novo chinês é conhecido como Festival da Primavera. Trata-se da comemoração mais importante do país. As famílias se reúnem para festejar durante vários dias. As crianças adoram a data porque podem brincar bastante, ganhar presentes e um pouquinho de dinheiro em sinal de boa sorte.
No Brasil, o Ano-Novo chinês é tradicionalmente celebrado com grande festa no bairro da Liberdade, em São Paulo, onde vivem muitos imigrantes orientais.
O zodíaco chinês é antigo método de contagem dos dias, meses e anos. Também era usado para prever o futuro das pessoas. Ainda hoje, tem gente que o adota para fazer adivinhação.
Saiba mais
- Nem sempre existiram ovos de chocolate. Foram criados somente no século 19. Antes, as pessoas pintavam ovos cozidos para presentear família e amigos. Ainda há esse costume em alguns países da Europa, como Rússia, Ucrânia e Lituânia.
- Todos os anos, um dia após a Páscoa, os jardins da Casa Branca (sede do governo dos Estados Unidos) recebem várias crianças, que fazem brincadeiras relacionadas à data. Em 2010, Justin Bieber participou do evento.
Consultoria de padre Valeriano dos Santos Costa, diretor da Faculdade de Teologia da PUC/SP, Danilo Kluyber, veterinário do Pet Center Marginal, e Associação Cultural Chinesa do Brasil
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...