domingo, 24 de julho de 2011

Bill Gates quer reinventar o vaso sanitário

O homem que revolucionou o computador pessoal está colocando seus esforços e dinheiro para revolucionar os banheiros. O fundador da Microsoft, Bill Gates disse que vai investir 42 milhões dólares para reinventar o banheiro.
Qualidade da água e a eliminação segura dos resíduos são duas das maiores causas de mortalidade infantil nos países em desenvolvimento, observação no Brasil ainda muitas crianças morrem por falta de higiene. Gates e sua fundação a The Bill & Melinda Gates Foundation, espera criar vasos sanitários de baixo custo e mais higiênicos para melhorar as condições de vida de milhões de pessoas. Pode parecer um assunto idiota, mas pode salvar vidas em todo o mundo.
“Nenhuma inovação nos últimos 200 anos tem feito mais para salvar vidas e melhorar a saúde do que a revolução provocada por saneamento”, disse Sylvia Mathews Burwell, a presidente do Programa de Desenvolvimento Global da Fundação Bill e Melinda Gates. “Saneamento só chegou a um terço do mundo. O que precisamos é de novas abordagens. Novas idéias. ” completou Burwell.
A iniciativa foi lançada pelo Burwell na terça-feira em Kigali, Ruanda.
Parte do plano da fundação é o Desafio Reinventando o WC, que financia a pesquisa de oito universidades de todo o mundo para desenvolver um vaso sanitário que vai transformar lixo em energia, água limpa e ou nutrientes. A solução deve ser uma unidade autônoma, sem tubulação de água, uma ligação de esgoto ou ainda energia elétrica externa. A fundação já fez parceria com a USAID (Agência Americana de Desenvolvimento Mundial).
Hoje, 40% da população mundial não tem acesso a banheiros com saneamento. Um bilhão de pessoas defecam ao ar livre. Cada ano, 1,5 milhões de crianças morrem de diarréia, muitas das quais são evitáveis ​​com saneamento básico.
A fundação está priorizando a conveniência e acessibilidade nas soluções. Os banheiros devem ser fáceis de instalar e não podem custar mais do que U$ 0,05 por dia para manter.

FONTE:http://mundoconectado.net

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...