segunda-feira, 7 de março de 2011

10 humanos que sofrem por ter estranhas poderes


Muitas vezes, eu quis ser um super-herói, com poderes extraordinários. Desde os mais tenros tempos, sonhava que poderia muito bem voar, viver no fundo do mar ou viajar nas galáxias distantes que se faziam adivinhar naquele céu de estrelas que se via no meio do nada.

Depois, quis ser Superman, Batman, Spiderman. Qualquer man que tivesse algum poder inequívoco ante as limitações dos humanos. Todos almejamos ser mais do que humanos, semideuses, alcançar alguma graça, receber um prêmio, ser especial no meio de tanta vida ordinária.


Aprendi, mais tarde, toda a filosofia que cerca o mito do Super-homem, sob as lentes de Umberto Eco, e foi daí que encontrei eco para as minhas aspirações infantis e adolescentes. Que o que eu queria não era novo e tampouco original.

Agora, não quero muito mais do que sou. Não almejo ter superpoderes, ou mesmo poderes. Quando vejo "Heroes", vejo nada além de conflitos superdimensionados pelos poderes fictícios que os personagens têm. Humanos que são, apenas ampliam os problemas que, assim, ressoam mais forte e, contudo, em igual medida ao dos demais humanos sem os tais poderes.

Muitas vezes, brincamos que gostaríamos de ter isso ou aquilo: nunca esquecer de nada, sentir prazer em níveis os mais extremos, ser magros sem o menor esforço e muitos outros desejos. Alguns seres humanos realizam, diariamente, esses desejos (para alguns de nós), que, vistos de longe, podem até mesmo parecer com pretensos poderes. Mas a realidade não é tão fantasiosa. Está mais para cruel.

Abaixo, uma galeria desses seres humanos cujo poder está em lidar com seus próprios problemas e conviver com isso sem que tenham benefícios. Ao contrário, são maiores os ônus do que os bônus. Esse post foi extraído de um blog norte-americano, o Too Strange to be True? (Muito estranho para ser verdade?). Em resposta ao questionamento do blog, quero dizer que nada é estranho para ser verdade. O único estranhamento possível vem do desconhecimento sobre as coisas.

1. A mulher que tem 200 orgasmos por dia: a britânica Sarah Carmen tem 24 anos e sofre de um mal chamado Síndrome de Excitação Sexual Persistente (PSAS, na sigla em inglês), o que faz com que, a cada vibração com alguma coisa, o cérebro eleve seus fluxos sanguíneos de forma que ela atinja orgasmos espontâneos. Sob tratamento à base de remédios específicos, Sarah diz acreditar que sua condição, agora, é normal.


2. O homem que não engorda: Mr. Perry tem 59 anos e pode comer o que quiser - doces, salgados, frituras, massas - e, mesmo assim, não consegue adquirir peso. Perry sofre de um problema chamado "lipodistrofia" que faz com que o corpo queime gordura rapidamente. Quando criança, era rechonchudo. Mas, a partir dos 12 anos, praticamente emagreceu da noite para o dia. Mais tarde, o problema foi diagnosticado e finalmente os médicos descobriram que o corpo de Perry produz seis vezes mais insulina do que o nível normal. Não há cura para Perry.


3. O homem que não sente frio: o alemão Wim Hof, conhecido pelo apelido de "Iceman", transpira sob o gelo e é capaz de permanecer parado por muito tempo dentro de um recipiente com gelo sem sentir frio. Ele já escalou o Mont Blanc apenas de shorts, sob a neve, bateu records mundiais e está pronto para novos desafios. Os cientistas não conseguem explicar o fato, mas Wim, de 48 anos, é capaz de suportar temperaturas geladas que poderiam ser fatais para qualquer outro ser humano.

4. O menino que não dorme: Rhett Lambo, de 3 anos, sofre de um problema chamado de "Má-formação de Arnold Chiari", o que faz com que ele nunca durma. Para dormir, por poucos minutos, ele tem que ser medicado. Claro que Rhett não tem uma vida digna.


5. A mulher que é alérgica à água: Ashleigh Morris tem 19 anos e não pode nadar, entrar numa banheira ou tomar um simples banho após um dia de trabalho. Ela é completamente alérgica à água. Em qualquer temperatura, quente ou fria. Ashleigh é de Melbourne, na Austrália, e sofre dessa alergia desde os 14 anos. A disfunção é conhecida como "Urticária aquagênica" e é tão rara que menos de cinco casos foram registrados em todo o mundo até hoje.


6. A mulher que nunca esquece: AJ (nome fictício) tem 40 anos e lembra-se de tudo o que aconteceu nesses anos. Ela é capaz de elaborar com exatidão a lembrança de cada ato e fato e desfiar com detalhes os acontecimentos, inclusive o dia da semana em que o fato ocorreu e como estava o tempo naquele dia. AJ sofre de Síndrome Hipertiméstica. Nunca, mas nunca mesmo, ela é capaz de se esquecer, seja de coisas agradáveis ou não.

7. A garota que come apenas Tic-Tacs: Natalie Cooper é uma adolescente que tem uma estranha compulsão. A cada vez que é acometida por uma misteriosa doença, ela passa a comer apenas um determinado tipo de alimento que não lhe faça mal. No caso, as balinhas de menta Tic-Tac. Por razões que os médicos não conseguem explicar, as balinhas Tic-Tac são a única coisa que param no estômago de Natalie. Para que ela não morra de fome, é alimentada por soro especialmente formulado por meio intravenoso.


8. O músico que não para de soluçar: Chris Sands tem 24 anos e soluça uma vez a cada dois segundos e, às vezes, inclusive durante o sono. Chris já tentou vários tipos de alternativas, inclusive hipnose e yoga, mas nada funciona para fazer parar os soluços. Para ele, o problema está relacionado a refluxos de ácidos causados por danos da válvula em seu estômago. Os médicos devem monitorar o nível de acidez de Chris e decidir se uma cirurgia é capaz de resolver o problema.


9. A garota que desmaia a cada vez que ri: Kay Underwood tem 20 anos e sofre de catalepsia, o que significa que, sob o efeito de uma forte emoção, ela tem uma série de reflexos musculares involuntários. As emoções podem ser raiva, medo, surpresa, alegria, terror ou constrangimento: tudo isso pode causar um súbito colapso em Kay e fazer com que ela desmaie, sem controle. Se ela rir muito ou gargalhar, provavelmente desmaiará. A condição de Kay foi diagnosticada há cinco anos, quando, em apenas um dia, ela desmaiou 40 vezes. Além da catalepsia, Kay sofre também de narcolepsia, que faz com ela adormeça sob o impacto de qualquer tipo de tensão. Geralmente, catalepsia e narcolepsia estão associadas.


10. A mulher que tem alergia a tecnologias modernas: a britânica Debbie Bird é completamente alérgica a telefones celulares e fornos de micro-ondas. Debbie é sensível a campos eletromagnéticos criados por computadores, telefones celulares, fornos de micro-ondas e até mesmo por alguns carros. Basta estar sob alguns campos desse tipo e sua pele fica vermelha, seus olhos lacrimejam e suas pupilas ficam dilatadas. Para atenuar o problema, a casa de Debbie é livre de campos eletromagéticos. Mas, fora de casa, ela sofre as consequências da alergia a cada vez que é afetada por tais campos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...