quinta-feira, 24 de março de 2011

Leite com chocolate!

Além do sabor divino e do baixo custo, essa mistura traz benefícios ao corpo, principalmente dos atletas. O leite por si só já traz muitos benefícios. Vamos conferir:


Fonte de Cálcio:
O leite é o alimento natural com a maior concentração de Cálcio - mineral essencial para a formação e a manutenção da integridade dos ossos, o que acontece da gestação até cerca dos 25 anos. Depois disso, o Cálcio é necessário para manter a integridade dos ossos. O Cálcio do leite, em função de sua forma química e da presença da lactose, é mais facilmente absorvido pelo organismo do que em outros alimentos. Por isso, leite na mesa no dia-a-dia é simplesmente indispensável.


Fonte de energia:
O leite integral é um bom fornecedor de energia para as atividades do dia-a-dia. Por isso, é ideal para as crianças. Servir 3 copos diários de leite já atende 25% das suas necessidades diárias de calorias.


Fonte de Vitaminas:
O leite integral tem boa quantidade de vitamina A, que ajuda no crescimento das crianças e melhora as suas defesas contra as doenças infecciosas. Além da vitamina A, o leite também tem significativa quantidade de vitamina B1, importante na produção da energia de que o corpo precisa, e de vitamina B2, reguladora da utilização de proteínas, gorduras e açúcares.


Fonte de proteínas:
As proteínas do leite são completas, propiciando a formação e a manutenção dos tecidos do organismo.
Essa é a razão pela qual as mães, intuitivamente, não deixam faltar leite na alimentação de crianças e adolescentes em fase de crescimento.


Fonte de minerais:
Mais do que o Cálcio, o leite contém boa quantidade de Fósforo, que também ajuda na formação dos ossos. Além disso, 2 copos diários de leite já atendem a quase toda a recomendação, por exemplo, de Manganês, nutriente importante no aproveitamento das gorduras e no funcionamento do cérebro.
Niacina: mantém o funcionamento normal das enzimas e ajuda o organismo a processar açúcares e ácidos graxos. É importante também para o desenvolvimento do sistema nervoso;
Riboflavina: ajuda a produzir energia nas células do organismo e exerce papel vital no desenvolvimento do sistema nervoso.


É recomendável tomar todos os dias:
Até os 10 anos, 3 copos de leite;
Até os 25 anos, 5 copos de leite;
Até os 50 anos, 3 copos de leite; 
Depois dos 50 anos, de 5 a 6 copos de leite.

E tem mais... Quatro artigos publicados em 2010 pela American College of Sports Medicine, afirmam que tomar leite com chocolate após a prática de exercício físico é uma boa forma de acelerar a recuperação muscular.
Segundo um dos pesquisadores, William Lunn, ingerir a bebida até três horas depois do exercício (tempo da janela metabólica) ajuda na síntese de proteínas musculares, agilizando assim, o processo de recuperação dos músculos que foram submetidos a uma carga de exercícios físicos.
Testes feitos com oito corredores durante duas semanas mostraram que quem tomou leite com chocolate teve uma maior reparação das proteínas musculares do que quem tomou apenas leite misturado com um suplemento de carboidrato — como a maltodextrina.
Além disso, a bebida contribuiu para restabelecer mais rapidamente as taxas de glicogênio nos músculos, um tipo de combustível requerido pelo organismo durante o exercício prolongado.

“Para os praticantes de atividades físicas é sempre importante saber de novas opções de bebidas que ajudam na recuperação”, destaca Lunn. “O achocolatado é mais barato, se comparado às outras bebidas que também ajudam na recuperação, e é fácil de fazer em casa, o que o torna uma opção viável e saborosa para muitas pessoas”, emenda o pesquisador.

E aí, que tal um leite com chocolate agora?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...