quinta-feira, 24 de março de 2011

QUE SIGNIFICA SOS?

O código SOS de Socorro é conhecido no mundo inteiro e serve para pedir ajuda em qualquer idioma – do japonês ao italiano. Muitos acreditam que a sigla originalmente significa pedidos de socorro como “Save Our ship” (salve o nosso navio), “Save Our Souls” (salve nossas almas) ou “Stop Other Signals” ( interrompa os outros sinais [porque este é mais importante]).
Na verdade, SOS não é nenhum acróstico, isto é, uma abreviação representativa de alguma palavra. Trata-se apenas de uma convenção do antigo sistema de telégrafo criado por Samuel Morse, em 1.835, e que combinava pontos e travessões usados no envio e recebimento de mensagens.
O código Morse, como ficou conhecido, procurava usar símbolos simples que significassem a memorização, especialmente daqueles que fossem urgentes. Assim, CQD foi o primeiro sinal de “estou com problemas”. O”CQ” indicava que uma notícia estava chegando e o D indicava a palavra inglesa danger, que quer dizer “perigo”. Entretanto, esse símbolo era desajeitado para uma situação de emergência, pois requeria muitos toques. Assim, essa grafia para pedido de socorro não pegou e acabou caindo no esquecimento.
Então, em 1.908, um comitê internacional resolve criar um novo código de perigo que pudesse ser operado até por quem não conhecesse quase nada da linguagem Morse. Eles decidiram fazer uma combinação de três letras, cada uma representada por três marcas, já que o número três era fácil de memorizar. Decidiram pelo SOS, cuja grafia Morse seria algo simples como: ...---...
O texto de hoje traz um pedido de socorro dos discípulos durante uma tempestade em alto mar. Quando o Senhor acalmou a tempestade, eles estavam espantados com o Seu poder sobre a fúria das ondas e gratos porque estava com eles no barco. Assim também é com a nossa vida. Se as tempestades do mundo tentarem nos afundar, basta que oremos enviando um pedido de SOS para Deus. Antes mesmo que terminemos de dizer “socorro”, Ele estará conosco para nos livrar do perigo. NEle podemos confiar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...