sábado, 5 de março de 2011

Conheça os 10 maiores fracassos da Apple




Na última quarta-feira (02/03/2011) aconteceu o lançamento da segunda versão do revolucionário Ipad. A primeira edição do produto foi apresentada ao mundo no dia 27/01 e casou estranhamento entre muitos consumidores e fãs da maça que não compreenderam o conceito do “Iphonão” de Steve Jobs. Assim como no lançamento do Iphone, muitos previram o fracasso do aparelho, que na verdade, revolucionou a indústria e é líder entre os tablets. 
Steve Jobs é como um Midas que comanda a poderosa marca da maça mordida. Tudo que o CEO apresenta se torna ouro em poucos dias. Os lançamentos de sua marca invadem a mídia e são sempre apontados como aparelhos que estão no ápice da tecnologia. Sendo que nem sempre foi assim, a empresa já teve que engolir muitos fracassos na sua história. Abaixo uma lista com os 10 maiores fracassos da maça:



Apple III


Esse computador pessoal foi lançado em Março de 1980 e permaneceu no mercado por 4 anos. O Apple III apresentava 128 ou 256 KiB de memória RAM e um processador Synertek 6502A de 2 MHz e drive de disquetes de 5¼.

O Apple III pecou por usar um barramento que impedia a expansão do computador com assessórios e componentes da própria Apple, já não bastasse isso, a companhia teve que reparar cerca de 14000 peças por sobreaquecimento.



Lisa 1983

Lisa foi um PC pessoal revolucionário. Foi o primeiro computador a ter interface gráfica e mouse. A idéia por trás da Lisa (nome da filha de Steve Jobs) era tornar os computadores mais fáceis de usar, aumentando assim a produtividade, só que tamanha inovação custava caro, muito caro! Cerca de U$ 10.000.

Muitos apontam que a causa desse preço surgiu pela quantidade de memória que o computador disponibilizava: 1 MB. Algo impossível de se imaginar em uma época onde 96 kb de RAM era considerado o topo da performance.

Macintosh Portable
Acredite! Na época isso era um computador portátil. Esse produto foi lançado em 1989 com processador Motorola 68000 de 16 MHz e custava cerca de U$ 6.500.
O primeiro Mac portátil pesava 7,2 kilos e usava uma bateria muito parecida com a dos automóveis. Saiu do mercado em 1991.

Processador PowerPc

PowerPc foi um processador criado pela AIM (uma junção da Apple, IBM e Motorola). O processador entrou no mercado para ser utilizado em Macs, prometendo uma melhor performance. O realobjetivo era incomodar a gigante Intel.
A tentativa durou 14 anos. Quando a Apple, enfim, abandonou o projeto e passou a usar chips da Intel. Como diz o velho ditado: “Se você não pode vencê-los, junte-se a eles”




Macintosh TV

O ano é 1993, a internet começa a invadir os lares norte-americanos ajudando estudantes em seus trabalhos escolares lógico que a TV ainda domina as comunicações, então, por que não juntar os dois aparelhos? A idéia parece genial, mas não foi!

O Macintosh TV se assemelhava demais ao televisor comum, tinha uma boa configuração como PC, a placa de captura de TV NTSC garantia boas imagens e o uso do controle remoto, o computador com TV da Apple tinha leitor de cd e foi o único MAC preto. Mesmo assim, o aparelho vendeu só 10000 unidades. 


Newton



Apple Newton foi um modelo de PDA com tela sensível ao toque, reconhecimento de escrita, memória flash e processador RISC. Foi lançado em 1993, sendo pioneiro no setor, mas como se pode perceber na imagem, o sistema de escrita que não era tão inteligente como a Apple anunciava ao vento. Isso tornou o aparelho caro demais (sempre o preço...) para um dispositivo que não funcionava corretamente.



Quicktake 100

A engenhoca acima é uma câmera digital, queira você acredite, ou não. Esse gadget foi lançado em 1994, nos EUA, saiu do mercado em 1997. A empresa produziu três modelos: 100, 200 e 150, o último era compatível com o Windows, o contrário dos outros que só sincronizavam com o MAC.

A câmera tinha flash, mas não possuía controles de foco e nem zoom. As fotos só podiam ser visualizadas no computador, a câmera armazenava 8 fotos em resolução de 640 × 480, 32 fotos a 320 × 240 ou uma mistura de ambas, disponibilizava um botão de apagar que deletava todas as fotos da memória. As limitações e falta de praticidade decretaram a morte do dispositivo.

Pippin




Essa foi uma jogada da maça no mercado de games. O Pippin se tratava de um computador mais barato que era um videogame muito caro. O produto sofreu com a falta de jogos disponíveis para ele, apenas 18 títulos lançados no Estados Unidos.


 
20TH Anniversary Macintosh

Tratava-se de um computador de alta capacidade, com design incrivelmente futurista. O produto foi lançado em 5 países com grande entusiasmo. Era uma edição limitada que custava "apenas" 7499 dólares. As vendas foram tão ruins que a empresa despencou o preço para 1995 dólares. O computador não durou um ano no mercado.

Power Mac G4 Cube



O cube era mais caro do que outros Macs de configuração similar e nem funcionava tão bem assim.
O elegante cubo era uma jóia do designer tão privilegiado por Steve Jobs nos aparelhos da companhia. As linhas do Cube o levaram para o Museu de Arte Moderna de Nova York e depois, serviu de inspiração, para a criação do Mac Mini. Há males que vem para o bem, não acha?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...