A história do abandono do World Discoverer, o "Navio que fugiu do Frio"
Foto atual do World Discoverer
Uma pequena baia na costa da Ilha de Nggela, uma das Ilhas Salomão, reserva uma surpresa: o navio World Discoverer.
Esta embarcação construída na Alemanha em 1974 era especialmente preparada para cruzeiros em regiões polares, com casco reforçado em um formato apropriado para romper grandes barreiras de gelo.
O Discoverer, em um de seus cruzeiros antárticos
O navio foi especialmente construído para uso polar
Ele passou por vários donos e usos, navegando com bandeiras da Dinamarca, Cingapura e Libéria, e no final dos anos 90 era uma embarcação que cruzava o mundo de pólo a pólo ininterruptamente, levando turistas para as Ilhas Falkland, Ushuaia e Antártica durante os meses do verão no hemisfério Sul, depois subia para as águas mornas das ilhas do Pacífico de Março a Maio, em seguida, durante o verão ártico entre Junho e Agosto, fazia visitas ao Alaska e Rússia, e finalmente voltava para o Pacífico Sul entre Agosto e Outubro.
O World Discoverer também visitava o Pacífico Sul duas vezes por ano
Porém, em 30 de Abril de 2000, quando estava percorrendo sua rota no Pacífico, encalhou em um recife de corais não mapeado na Passagem de Sandfly nas Ilhas Salomão, danificando a embarcação. Após avisar as equipes em terra, as autoridades portuárias das Ilhas Salomão enviaram uma balsa para fazer a evacuação de todos os passageiros, sem nenhuma vítima ou ferido. Após o resgate, o Capitão conseguiu levar o World Discoverer para Roderick Bay, quando o barco já apresentava um inclinação de 20 graus e sério risco de afundar.
Confira no Google Maps o local escolhido pelo World Discoverer para sua aposentadoria
Por sua atuação, o Capitão foi enaltecido e elogiado, pois apesar do acidente, não houve sequer feridos.
O capitão Oliver Kruess foi elogiado por sua atuação
Nenhum ferido sequer
Desde então, a embarcação permanece por lá, agora com uma inclinação de 46 graus. Após seu abandono, o World Discoverer teve seus instrumentos, janelas e móveis saqueados, mas mesmo assim o navio é uma inusitada atração turística do belo arquipélago, atraindo visitantes curiosos em visitar um "Navio Fantasma".
Uma casa em frente ao naufrágio ostenta algumas das bóias salva-vidas do World Discoverer
Quais outras partes estarão na parte de dentro?
Vista lateral da embarcação
A vegetação começa a invadir o deck
Nesta foto a embarcação ainda tinha os botes salva-vidas. Hoje eles já desapareceram
O repouso em meio à beleza de Roderick Bay
Os mergulhos para ver o World Discoverer por baixo d'água são muito populares
Poucos navios no mundo tiveram a construção tão reforçada e bem-feita quanto o World Discoverer, capaz de suportar até choques de Icebergs. É curioso que sua "sepultura" seja a cálida Roderick Bay.
Foto aérea do World Discoverer
A empresa dona do navio, a alemã Society Expedition Cruiser, não teve muita sorte. Após tentar continuar as operações com uma outra embarcação comprada em 2002, encerrou suas atividades, declarando falência em 2004.
Por estas razões, muitos insistem que foi o World Discoverer que escolheu o local de sua aposentadoria, tornando-se o "Navio que fugiu do frio".
Teria o World Discoverer escolhido o lugar de sua "Aposentadoria"
Com certeza as Ilhas Salomão são um lugar bem mais agradável que a Antártica
Saiba mais sobre o World Discoverer em
Localização das ilhas Salomão
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