sexta-feira, 18 de março de 2011

Calendário Maia não termina em 2012




Estudo questiona método de conversão de datas para o calendário gregoriano e afirma que descompasso entre sistemas pode chegar a um século

Má notícia para os que esperam pelo fim do mundo com base em supostas profecias do calendário maia: nosso planeta não vai entrar em colapso no dia 21 de dezembro de 2012. Pelos menos é o que afirma o pesquisador Gerardo Aldana, da Universidade da Califórnia. Em um estudo recentemente publicado nos Estados Unidos, Aldana aponta falhas no modelo de conversão de datas que nos permite estabelecer paralelos entre os calendários maia e gregoriano. De acordo com Aldana, poderia haver um descompasso de 50 a 100 anos entre os dois sistemas.

O pesquisador afirma que o grande problema está nas fontes utilizadas pelos primeiros estudiosos que tentaram converter as datas. Eles se basearam em documentos do período colonial que, em muitos casos, foram escritos por espanhóis na língua maia ou, pior ainda, em latim. Para Aldana, a transposição dos registros cronológicos para a língua do colonizador pode ter gerado desvios e imprecisões que colocam sob suspeita o sistema de conversão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...